A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar nossas emoções e as emoções dos outros, elevando nossas relações interpessoais e aprimorando a nossa vida pessoal e profissional.
SUELY ARAGÃO
Você tem algum tipo de crença que está lhe impedindo de viver o melhor da sua vida?
Para começar, vamos entender o que é uma crença. A crença é tudo aquilo em que a pessoa acredita ser uma verdade. No geral, a maneira como vemos o mundo é influenciada pelo nossos sistema de crenças. A partir dessas crenças, baseamos as nossas ações, emoções e pensamentos.
As crenças podem ser:
– Fortalecedoras – São positivas, nos impulsionam e nos fazem crescer;
– Limitantes – São negativas, restringem a nossa atuação, nos aprisionam e nos impedem de crescer
Todo indivíduo tem 3 crenças primordiais:
Quem ele é ? Qual é a programação que existe dentro dele com relação a própria identidade?
Pergunte-se: Eu sou uma pessoa feliz ou triste? Sou rico(a) ou pobre? Sou bonito(a) ou feio(a)? Perdedor(a) ou vencedor(a)? Corajoso(a) ou medroso(a)? Otimista ou pessimista? Como você se vê na sua identidade primordial?
Saiba que a base da sua vida financeira, social ou familiar, passa pelas suas crenças de identidade, da maneira como você se vê. Não importa o quanto você tem de dinheiro ou como está se sentindo nesse momento, o que vai definir a sua vida, é a forma como você se sente e se percebe. O que lhe define na verdade são as suas crenças sobre a sua identidade.
Do que aquele individuo é capaz?
Pergunte-se: Eu sou capaz de ter dinheiro? Sou capaz de ganhar dinheiro, de administrá-lo bem? Sou capaz de usufruir do dinheiro? Sou capaz de doar dinheiro? Preste atenção, não adianta uma pessoa acreditar que é rica, se ver rica e próspera, se ela não acreditar que é capaz de fazer dinheiro, de administrar bem e de multiplicar esse dinheiro.
Essa pessoa, terá crenças conflitantes. Porque enquanto uma crença lhe mostra que ela é uma pessoa próspera, a outra lhe faz se enxergar como alguém incapaz de ganhar dinheiro. Esse tipo de pessoa se vê rica, mas vai depender de outra pessoa para gerar essa riqueza, porque ela mesma não acredita que seja capaz de gerar dinheiro por si própria.
Pergunte-se: Eu mereço conquistar essa pessoa? Viver um grande amor? Ter relacionamentos saudáveis? Ter um padrão de vida elevado? Ser próspero(a)? Ser promovido(a)? Que tipo de vida, eu mere
O que você pensa influencia diretamente a forma como você se sente e como se comporta. O que quer que você acredite é o que será verdadeiro para VOCÊ, seja baseado na realidade ou não. Não existe crença certa ou errada.
As crenças limitantes são exatamente o que parecem – são histórias incapacitantes que limitam: a sua visão sobre você mesmo (crença sobre a sua identidade) , o que você acredita ser capaz (crença sobre a sua capacidade). Você pode ter o desejo de conseguir algo, mas se não acreditar ser capaz de alcançá-lo, nunca agirá.
Por exemplo, se você acha que não merece (crença sobre o seu merecimento) o sucesso, você se sentirá um fracasso. Por sua vez, isso reforçará sua crença de que você não está destinado ao sucesso. Assim, suas crenças se transformarão em profecias autorrealizáveis.
A boa notícia é que você tem o poder de substituir as suas crenças limitantes por outras que lhe favoreçam e lhe façam prosperar. Acredite, você é o arquiteto de sua psicologia.
Acredito que é nossa responsabilidade questionar e desafiar todas as crenças que temos sobre nós mesmos e sobre o mundo. É preciso desaprender e desapegar daqueles padrões velhos que já não nos servem, para construir e dar espaço para os novos que nos ajudem a viver melhor.
Desaprender exige que dissolvamos velhos padrões de pensamento, hábitos e estruturas mentais já conhecidas. Quando você desaprende, você se abre para novas formas de pensar e novas possibilidades.
Pergunte a si mesmo – quais são os fatos para apoiar que essas crenças são verdadeiras? Há evidências para refutar essas crenças?
Depois de passar pelo processo de desafiar suas crenças, você vai querer adotar novas crenças. Quando você acredita em algo fortalecedor, isso o levará a agir de modo diferente e escolher novas ações que trarão resultados surpreendentes.
Vamos falar sobre 3 crenças limitantes que impedem você de ter sucesso.
Não acreditar em você. Ter crenças incapacitantes sobre si mesmo tem um resultado danoso – elas o impedem de alcançar seu potencial na vida. Dizer coisas negativas sobre você, como “sou um fracasso”, “sou feio” ou “sou tímido” são apenas histórias que assumem que você não pode fazer algo.
Ao aceitar essas crenças como fatos consumados, você cria experiências que confirmam essas crenças. O que quer que você atribua às palavras “eu sou” é o que você se torna. É aquilo com o que você se identifica, cria a sua identidade. A sua identidade é uma série de crenças que você tem sobre quem você é.
Uma crença é um sentimento de certeza sobre o que algo significa, mas não significa necessariamente que seja verdade. A maioria das nossas crenças foram formadas na infância a partir do vimos, ouvimos e aprendemos.
Em seu livro best-seller, The Biology of Belief , o Dr. Bruce Lipton diz que, desde o nascimento até os sete anos de idade, agimos principalmente em comprimentos de onda do cérebro que estão próximos de um estado hipnótico. Quando estamos agindo assim, observamos o que os adultos estão dizendo e fazendo, e introduzimos essas informações.
Esteja atento a como você fala consigo mesmo, porque sua mente está sempre ouvindo. Quando você se compromete a reprogramar conscientemente suas crenças e a construir novos hábitos de pensamento e comportamento, você retoma o controle de sua vida.
Quando você duvida da sua capacidade, você está destruindo as suas chances de sucesso.
Tudo o que você definir em sua mente, você pode conseguir. Não há nada que você não possa fazer, mas você precisa mudar a sua forma de pensar, pagar o preço e fazer aquilo que precisa ser feito.
Quando você muda a sua maneira de pensar o que você fará é uma história completamente diferente. Como diz Tony Robbins – “A mudança nunca é uma questão de habilidade, é sempre uma questão de motivação.” Encontre o seu motivo!
Quando você questiona POR QUE algo é do jeito que é, isso lhe capacita a pensar de maneira diferente.
Eu costumava ter uma ansiedade angustiante a ponto de não conseguir falar em público. Estabeleci como meta aprender a superar esse medo porque tinha um bom motivo: um grande desejo de me tornar uma pessoa melhor, ser bem sucedida, ajudar a minha família e ter mais prosperidade na vida.
Ninguém nasce com habilidades. Em vez disso, criamos quem somos com base nas crenças pelas quais vivemos. Por esta razão, o sucesso é um jogo interior . Não permita que algumas tentativas fracassadas determinem por que você não pode fazer algo. Cada momento é uma nova oportunidade de ser, fazer e ter a vida que você quiser.
“Não tenho dinheiro”, “Não tenho tempo” ou “Não tenho recursos”. Todas essas são declarações que se transformam em sistemas de crenças limitantes. Se você estiver comprometido o suficiente, investirá tempo para fazer algo acontecer, às custas de outra coisa.
Novamente, não é uma questão de habilidade. Pelo contrário, é uma questão de motivação. É como você usa seu tempo que mais importa. Uma vez que você tenha reconhecido o que é a sua declaração “eu não tenho o que” , trabalhe para substituir suas crenças limitantes por alternativas fortalecedoras. Saiba que as crenças limitantes não podem ser eliminadas, elas precisam ser substituídas por outras que te fortaleçam e te façam crescer.
Por exemplo, se sua crença limitante é “eu não mereço a mudança”, uma alternativa fortalecedora pode ser “estou crescendo e evoluindo constantemente. Eu tenho o poder de me tornar quem eu quero ser.” Nunca feche sua mente para o que é possível. Fique aberto e tenha fé.
Não permita que suas crenças limitantes sequestrem seu sucesso! Torne uma prioridade questionar cada pensamento que você tem. Quando você muda seus pensamentos, você muda suas crenças. Quando você muda suas crenças, você cria uma nova realidade, sendo você o herói da história da sua vida.
A vida é feita de ciclos e transformações. Abrace cada momento, porque por mais doloroso que seja, cada um traz um ensinamento valioso.
A verdadeira mudança começa dentro de nós mesmos.